
Sandra Carvalho
Hong Kong distribui supermáscaras para todo mundo
Com seis camadas protetoras, as máscaras podem ser lavadas até 60 vezes.

Com exceção dos bebês, todo mundo que tem uma carteira de identidade de Hong Kong pode ganhar do governo a partir de hoje uma supermáscara grátis. Basta pedir pela internet. A entrega será feita pelos correios em até duas semanas.
A máscara, chamada de CuMask+, tem seis camadas, duas delas com cobre, para barrar bactérias e vírus e bloquear partículas de vários tipos. Pode ser lavada com água fria e sabão até 60 vezes, sem perder suas propriedades. Dispensa desinfetantes e ser passada a ferro.
A CuMask+ já tinha sido desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa de Têxteis e Vestuário de Hong Kong (HKRITA) antes da emergência do novo coronavírus, mas é eficaz contra ele e está sendo distribuída numa ação de combate à pandemia.
Segundo o governo de Hong Kong, a máscara segue padrões americanos de máscaras cirúrgicas ASTM F2100, que são bem rigorosos.
Uma vantagem adicional da CuMask+: ao ser reutilizada por até 60 vezes, é uma solução mais sustentável que as máscaras descartáveis, que já se tornaram um problema enorme de descarte com a pandemia de coronavírus.

Veja mais: Novo desinfetante de Hong Kong promete proteger de coronavírus por 90 dias