• Sandra Carvalho

Ioga diminui a ansiedade em 54% dos casos

Os efeitos positivos são notáveis a curto prazo, mostra estudo da NYU.


Ioga: testada com posturas físicas e meditação | Foto: cc0 Sippakorn Yamkasikorn/Unsplash

Todo mundo tem momentos de ansiedade uma vez ou outra - eles vêm e vão, sem inspirar cuidados. Mas quem tem transtorno de ansiedade generalizada precisa de tratamento - e a ioga pode ajudar.


Pesquisadores da Universidade de Nova York (NYU) fizeram um ensaio clínico com 226 adultos com esse transtorno para ver se a ioga era eficiente como tratamento, comparando seus resultados com terapia e com gerenciamento de estresse.


Depois de três meses, 54% das pessoas que praticaram ioga disseram ter tido uma melhora significativa de seus sintomas de ansiedade. Foi um resultado bem melhor que o de gerenciamento de estresse, que ficou em 33%.


"Nossos resultados demonstram que a ioga, que é segura e amplamente disponível, pode melhorar os sintomas de algumas pessoas com o transtorno de ansiedade e ser uma ferramenta valiosa no plano geral de tratamento", observou a professora da NYU Naomi Simon, uma das autoras do estudo.


A ioga usada no experimento foi a Kundalini, que incluiu posturas físicas, técnicas de respiração, exercícios de relaxamento, prática de meditação e atenção plena e inclusive lições teóricas.


Mesmo tendo ajudado mais da metade das pessoas a reduzir os sintomas de ansiedade, a ioga não conseguiu bater a terapia - 71% das pessoas tratadas com terapia afirmaram ter sentido alívio dos sintomas de ansiedade.


Os testes foram feitos com terapia cognitivo-comportamental (TCC, na sigla em português, e CBT, em inglês). Segundo o estudo, a TCC é o padrão-ouro do tratamento do transtorno de ansiedade generalizada.


A superioridade dessa opção ficou ainda mais clara na pesquisa depois de seis meses de acompanhamento, quando a terapia mostrou resultados mais duradouros que a ioga. O estudo foi publicado no jornal Jama Psychiatry.


A conclusão dos pesquisadores é que vale a pena experimentar a ioga para quem tem transtorno de ansiedade, por seu valor significativo pelo menos a curto prazo. Além disso, argumentam, a ioga é bem tolerada, facilmente acessível e traz vários benefícios para a saúde.


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