- Sandra Carvalho
Ioga, quem diria, faz bem até para os ossos
Praticar ioga ajuda a aumentar a densidade mineral dos ossos da coluna e do quadril.

Quatro médicos dos Estados Unidos querem provar que ioga pode ser uma super amiga dos ossos.
Mais: eles tentam demonstrar que 12 posturas comuns de ioga (sem acrobacias, por favor), praticadas diariamente por apenas 12 minutos, podem aumentar a densidade mineral dos ossos.
Seriam até uma solução melhor que outros métodos usados atualmente para manter os ossos mais resistentes, como os bifosfonatos.
Os quatro médicos - Yi-Hsueh Lu, da Rockefeller University; Bernard Rosner, do Brigham and Women’s Hospital; Gregory Chang, da Universidade de Nova York (NYU) , e Loren Fishman, da Universidade Colúmbia - estudaram o poder da ioga sobre os ossos por dez anos.
Eles trabalharam com 741 voluntários recrutados pela internet, comparando a densidade mineral de seus ossos antes da prática da ioga e depois dela.
O resultado: a densidade mineral dos ossos aumentou na coluna, quadril e fêmur das 227 pessoas que aderiram às 12 posturas de ioga completa ou moderadamente.
Nenhum dos praticantes se feriu ao praticar ioga na época do estudo.
A conclusão dos quatro médicos é que a ioga parece aumentar a densidade mineral dos ossos na coluna e no fêmur com segurança.
Está aí uma boa notícia para quem tem osteoporose ou osteopenia, o estágio precursor da oesteoporose. Não é pouca gente: são nada menos que 200 milhões de pessoas no mundo hoje.
Ossos frágeis
Em maior ou menor medida, todos se arriscam a ter fraturas complicadas pelos ossos frágeis.
Mesmo para quem não tem osteoporose ou osteopenia a ioga traz benefícios, segundo os quatro médicos. Veja o que dizem em seu estudo.
“Os ‘efeitos colaterais’ da ioga incluem postura melhor, equilíbrio melhor, coordenação superior, movimentos mais amplos, mais força, reduzidos níveis de ansiedade e um andar melhor”, afirmam.
Tudo isso considerado, o risco de queda e fraturas, que são uma tragédia na velhice, diminui.
Dos quatro médicos, o mais envolvido com o estudo é Loren Fishman, um divulgador veterano do uso da ioga na Medicina. Foi ele quem custeou o estudo das 12 posturas em 12 minutos.
Agora ele já partiu para outra pesquisa: quer mostrar que a ioga pode interromper ou reverter a perda de densidade dos ossos sem prejudicar as articulações.
É dele o vídeo gratuito com as 12 posturas de ioga indicadas para fortalecer os ossos que está no YouTube (ele também produz o CD, mas neste caso cobra 25 dólares).
Se você preferir dispensar a introdução ao vídeo e ir direto às 12 posturas, elas começam em 03:09.
Ah, se você quiser fazer as poses em casa, é por sua conta e risco. Os participantes da pesquisa foram bem treinados para a sua prática.