• Sandra Carvalho

Já fez o teste da vela para ver se sua máscara funciona?

O teste foi bolado pelo educador pop Bill Nye e divulgado no TikTok.


Máscara: a chama da vela dá a dica sobre a eficiência para deter o vírus | Foto: cc0 Vera Davidova/Unsplash

O teste da vela pode não ser o mais rigoroso para ver se uma máscara é eficaz contra o novo coronavírus, mas ajuda a ranquear as opções disponíveis. Tem a assinatura do educador pop americano Bill Nye, uma celebridade em divulgação de Ciência.


O teste é incrivelmente simples: assoprar uma máscara diante de uma vela. Se ela for das melhores, e segurar sua respiração, a chama continuará impassível. Se for das piores, a chama vai apagar. No meio termo, a chama vacila, mas continua acesa.


A ideia de Nye por trás do teste é propagar o uso da máscara, mais como um recurso para proteger os outros de você do que proteger você dos outros durante a pandemia.


No TikTok, ele testou uma echarpe tricotada como proteção do rosto - e a echarpe foi imediatamente reprovada, porque a vela apagou. Testou também uma máscara doméstica duas camadas, que movimentou a chama ao ser assoprada, mas não apagou a vela.


O maior sucesso, como seria de esperar, foi de uma máscara N-95. Mesmo com sopro forte, a chama não foi abalada. Confira nos vídeos (o teste está dividido em duas partes).



A rede americana de TV ABC 6 repetiu o experimento de Nye com 5 máscaras: uma bandana, uma máscara doméstica, uma N95, uma máscara industrializada de pano e uma máscara cirúrgica comum, fininha. A única reprovada foi ... você já sabe: a bandana. Veja o vídeo:



Veja mais: Máscaras: as melhores e as piores


#BillNye #Coronavírus #Epidemias #Máscaras #Vírus