• Sandra Carvalho

Já se jogava bola na Ásia 3 mil anos atrás

Três bolas de couro encontradas num cemitério da China evidenciam isso.


As três bolas encontradas nas tumbas de Yanghai | Foto: UZH

As bolas mais antigas do mundo conhecidas foram feitas no Egito, 4.500 anos atrás. Sabe-se também que na América Central se jogava bola há pelo menos 3.700 anos, pois foram encontradas quadras monumentais desse período. No resto do mundo, achava-se que a bola teria aparecido bem mais tarde.


Na China, imaginava-se que a bola seria surgido só por volta de 2.800. Um estudo de cientistas suíços, chineses e alemães acaba de indicar que os jogos de bola começaram ali mais cedo - entre 2.900 e 3.200 anos atrás.


Para chegar a essa data, os pesquisadores analisaram três bolas de couro encontradas nas tumbas de Yanghai, perto de Turpan, na região autônoma de Xinjiang, na China. As bolas tinham entre 7,4 e 9,2 centímetros de diâmetro.


Segundo o estudo, os jogos de bola faziam parte de exercícios físicos, treinamento militar e atividades de lazer. Eram jogados por pessoas montadas a cavalo. Os detalhes do jogo ainda são desconhecidos.


"Infelizmente, não há informação arqueológica suficiente associada às bolas para responder à pergunta de como exatamente eram esse jogos", comentou Patrick Wertmann, da Universidade de Zurique (UZH), o primeiro autor do estudo.


A pesquisa foi publicada no Journal of Archaelogical Science: Reports.


Veja mais: Humano moderno chegou a Portugal 40 mil anos atrás


#Ásia #Fósseis #CivilizaçõesAntigas #UZH