• Sandra Carvalho

Jim Henson, dos Muppets, vira nome de nova lesma da Flórida

É uma homenagem de um biólogo fã de Kermit, o Sapo.


Olea hensoni: ela come ovos de outras lesmas e caramujos | Foto: Gustav Paulay/Florida Museum

Homenagem ou gozação com Jim Henson, o criador dos amados Muppets? Homenagem: a ideia foi do biólogo Patrick Krug, da Universidade Estadual da Califórnia (Cal State), um fã de Kermit, o Sapo, na infância, e de Henson, na vida adulta, por sua obra educativa.

A lesma marinha Olea hensoni é bem original. Pertence ao grupo sacoglossans, de mais de 300 espécies fanáticas por plantas. Algumas delas inclusive têm a capacidade de manter algas vivas dentro do corpo para fazer fotossíntese. São uma fusão entre plantas e animais.

Mas a Olea hensoni não é nada disso. Foi encontrada por acaso numa praia de Cedar Keys, na Flórida, por Gustav Paulay, um curador do Museu de História Nacional da Flórida, e surpreendeu os cientistas por não ser herbívora.

Ela come os ovos de outras lesmas e de caramujos envoltos numa mucosa protetora. A mucosa afasta outros predadores, mas não a Olea hensoni. É um dos três únicos casos do mundo documentados de lesma que come ovos.

Num aspecto a Olea hensoni não se distingue: é hermafrodita, como outras lesmas marinhas.

O estudo sobre a lesma foi feito no laboratório de Krug. Seu principal autor é brasileiro - Hilton de Castro Galvão Filho, que hoje está na Universidade de São Paulo (USP).


#AnimaisMarinhos #Biologia #Flórida #CalState