• Sandra Carvalho

Leite morno dá sono mesmo. A ciência explica

Os peptídeos do leite aliviam o estresse e podem facilitar uma noite bem dormida.


Copo de leite
Leite: o truque do sono está em certos peptídeos | Foto: cc0 Engin Akyurt/Unsplash

Dicas do tempo da vovó e a ciência trombam frequentemente, mas no caso de tomar um copo de leite morno antes de dormir elas combinam bem.


Há tempos há alguma comprovação científica de que o leite ajuda a dormir. O aminoácido triptofano do leite levou a fama sozinho por isso por algum tempo, mas depois se descobriu que havia mais coisas na bebida trabalhando por uma noite bem dormida.


Uma mistura de cadeias curtas de aminoácidos, os peptídeos, mostrou em pesquisas que tinha o poder de aliviar o estresse, e por isso melhorar o sono. Essa mistura é conhecida pelo nome de caseína hidrolisada tríptica (CTH, na sigla em inglês).


Agora pesquisadores da Universidade de Tecnologia do Sul da China (#SCUT), que fica em Guangzhou, encontraram peptídeos específicos dentro da CTH que têm o efeito de aumentar o sono, entre eles o YPVEPF.


Testado em ratos, o YPVEPF aumentou 25% o número de animais que adormeceram rapidamente em comparação com o grupo de controle. O aumento da duração do sono bateu em nada menos que 400%, segundo os pesquisadores.


O estudo foi publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, e divulgado pela pela Sociedade Americana de Química (#ACS).


Veja mais: 12 regras de ouro contra insônia