• Sandra Carvalho

Maçã e morango podem ajudar a baixar a pressão

Alimentos ricos em flavanol têm essa vantagem, dizem cientistas ingleses e americanos.


Alimentos com flavanol: prováveis inimigos da hipertensão | Foto: cc0 Katherine Chase/ Unsplash

A maçã, o morango, o mirtilo e outras frutas vermelhas podem ser aliados contra a pressão alta. O chá também - os alimentos e as bebidas com alto teor de flavanol podem reduzir a pressão arterial.


Essa é a conclusão de um estudo das universidades de Reading e Cambridge, na Inglaterra, e da Universidade da Califórnia em Davis. A pesquisa foi bancada pelo fabricante de chocolate Mars.


Os cientistas examinaram dados de 25 mil pessoas no condado inglês de Norfolk e compararam a dieta dessas pessoas com sua pressão arterial.


Em vez de confiar no relato do que as pessoas comiam e bebiam, eles mediram a ingestão de flavanol através de biomarcadores nutricionais no sangue.


A diferença de pressão arterial entre os 10% com menor ingestão de flavanol e os 10% com mais ingestão ficou entre 2 e 4 mmHg (milímetros de mercúrio).


É uma diferença relativamente pequena, mas, segundos pesquisadores, equivale à obtida com a adoção de uma dieta saudável como a mediterrânea ou com uma redução moderada no consumo de sal.


Os efeitos da maior ingestão de flavanol foram observados entre as pessoas de pressão mais alta. O estudo foi publicado em Scientific Reports.


Veja mais: Leite de vaca, soja, amêndoa: qual é melhor para a saúde?


#Frutas #Chá #PressãoAlta #UniversidadedeCambridge #UniversidadedeReading #UCDavis