top of page
  • Foto do escritorSandra Carvalho

Manda o café! Cafeína ajuda até a atravessar a rua

Além de deixar as pessoas mais alertas, cafeína melhora a detecção de alvos móveis.


Xícaras de café
Café: acuidade visual elevada com a cafeína | Foto: cc0 Justin Bhalla/Unsplash

Os efeitos da cafeína sobre as habilidades visuais são poderosos, sobretudo em relação a alvos móveis. São muito úteis na rotina diária, para atravessar uma rua ou achar um produto caminhando entre as prateleiras de um supermercado.


O impacto da cafeína sobre alvos em movimento foi mensurado por pesquisadores das universidades de Granada (#UGR), na Espanha, e de Waterloo (#UWaterloo), no Canadá.


Estimuladas pela cafeína, as pessoas ficam mais alertas e conseguem detectar com maior precisão objetos dinâmicos - um carro que se move, uma bola voando, um cachorro correndo numa praça. O estudo foi publicado em Psychopharmacology.


"Muito do que acontece em nosso ambiente está se movendo - como tentar atravessar um cruzamento movimentado como um pedestre", exemplificou a pesquisadora Kristine Dalton, da Escola de Optometria e Ciências da Visão da universidade de Waterloo, uma das autoras do estudo.


"Embora já soubéssemos que a cafeína aumenta a velocidade dos movimentos rápidos dos olhos, queríamos investigar mais como exatamente a cafeína melhora o processamento visual e facilita a detecção de estímulos visuais em movimento testando a acuidade visual dinâmica", notou outra autora do estudo, Beatríz Redondo, do Departamento de Ótica da Universidade de Granada.


Nos testes feitos pelos cientistas, metade dos participantes ingeriu uma cápsula de cafeína (4mg /kg), enquanto a outra metade tomou uma cápsula de placebo. As habilidades de acuidade visual dinâmica de todos foram medidas uma hora antes e outra depois.


Quem tomou cafeína se mostrou muito mais preciso e veloz diante de estímulos de movimentos menores, e os pesquisadores concluíram que isso revelava o impacto positivo da cafeína sobre o processamento de estímulos móveis e a tomada de decisão sobre eles.


Também se constatou nos testes que a cafeína melhorou a velocidade do movimento ocular e a sensibilidade ao contraste dos participantes do experimento, ajudando na maior acuidade visual no caso de objetos em movimento.


"Nossos achados mostram que o consumo de cafeína pode realmente ser útil para a função visual de uma pessoa, aumentando o estado de alerta e de estar vigilante", observou Dalton.


"Isso é especialmente verdadeiro para as tarefas diárias críticas, como dirigir, andar de bicicleta ou praticar esportes, que exigem que prestemos atenção a informações detalhadas sobre objetos em movimento ao tomar decisões."


bottom of page