• Sandra Carvalho

Microplásticos mudam células dos peixes

A exposição crônica aos microplásticos causam danos sérios à guelras dos peixes.


Peixe japonês medaka: testes em tanques | Foto: cc Seotaro/Wikimedia Commons

Peixes engolem habitualmente as microfibras de plástico que inundaram nossos rios, lagos e oceanos nas últimas décadas. Aparentemente, seus intestinos se adaptaram. Com os tecidos e as células dos peixes, é outra história.


Cientistas da Universidade Duke mostraram que as centenas de milhares de microfibras que passam pelas guelras dos peixes diariamente causam aneurismas e erosão das camadas mais expostas.


Mais: levam as fêmeas a aumentar a produção de ovos, talvez atuando como disruptores endócrinos. O estudo foi publicado no jornal PLOS ONE.


As fibras de microplástico se despreendem de tecidos sintéticos das roupas e outros produtos de consumo e de uso industrial. Soltas, elas entram nos esgotos e se acumulam e rios, lagos e oceanos. Em alguns locais, segundo o estudo, são responsáveis por mais de 90% da poluição de microplásticos.


Uma única peça de roupa pode soltar perto de 2.000 microfibras durante uma lavagem - só para dar uma ideia do alcance da poluição da água em curso atualmente.


Os pesquisadores colocaram peixes japoneses medaka (Orizyas latipes) em tanques de água com níveis altos de microfibras por 21 dias. Os animais exibiram aneurismas, membranas fundidas e produção de mucosa aumentada em suas guelras.


Além disso, os peixes exibiram mudanças expressivas nas células epiteliais que cobriam suas guelras. Todas as alterações afetam a respiração dos peixes, prejudicando sua capacidade de sobreviver em ambientes de pouco oxigênio, quando são perseguidos por predadores ou quando disputam alimento com seus competidores.


As fêmeas expostas a fibras de polipropileno produziram mais ovos durante o teste, o que sugere que componentes químicos liberados pelas fibras podem agir como disruptores endócrinos.


"A poluição dos microplásticos é uma ameaça que coloca riscos crescentes para espécies e ecossistemas no mundo todo", observou Melissa Chernick, uma das autoras do estudo.


#Duke #Peixes #Microplásticos #Plástico #Poliéster #Polipropileno #PoluiçãodaÁgua