• Sandra Carvalho

Mil novas palavras para o português, direto da ABL

Necropolítica, gentrificação, ciclofaixa, uberização, negacionismo, botox, vegano...


Imagem: cc0 Surendram MP/Unsplash

A Academia Brasileira de Letras fez um tremendo update do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o Volp, caindo direto na vida como ela é em 2021, depois de 12 anos sem novas edições.


A sexta edição do Volp incorpora mil novas palavras e chega a 382 mil entradas. Já está disponível online no site da ABL e em app para celulares Android e iPad iphone.


Entre as novas palavras, entraram, obviamente, covid-19 (sem maiúscula),

docussérie, empoderamento, #feminicídio, #idadismo, judicialização, #necropolítica, #negacionismo, pós-verdade, #telemedicina, #uberização...


Entre os estrangeirismos, foram incluídos botox (sem a grafia de marca registrada), #bullying, chimichurri, cowork, crossfit (sem a grafia de marca registrada), delay, #emoji, fake news, home office, jihad, lockdown, podcast...


O Volp não era atualizado desde 2009, quando saiu a sua quinta edição, lançada em papel. O update foi conduzido pelo gramático e filólogo Evanildo Bechara.


A #ABL oferece uma explicação de algumas novas palavras do Volp. Confira 10 delas, numa versão abreviada.


Aporofobia

"Repúdio, aversão ou desprezo pelos pobres ou desfavorecidos; hostilidade para com pessoas em situação de pobreza ou miséria."


Gentrificação

"Processo de revitalização econômica e transformação social, com investimento na infraestrutura de uma área urbana de habitação popular, geralmente com sinais de degradação física, o que ocasiona a valorização dos imóveis e aumento do custo de vida, afastando os antigos residentes e comerciantes e atraindo outros com maior poder aquisitivo."


Gordofobia

"Repúdio ou aversão preconceituosa a pessoas gordas, que ocorre nas esferas afetiva, social e profissional."


Idadismo

"Discriminação e preconceito baseados na idade, geralmente das gerações mais novas em relação às mais velhas; etarismo."


Micromachismo

"Conjunto de atitudes e comentários preconceituosos em relação à mulher, geralmente dissimulados ou sutis, mas frequentes e muitas vezes despercebidos por estarem culturalmente enraizados."


#Necropolítica

"Uso do poder político e social, especialmente por parte do Estado, de forma a determinar, por meio de ações ou omissões, quem pode permanecer vivo ou deve morrer. Termo cunhado pelo filósofo e historiador camaronês Achille Mbembe em 2003."


Negacionismo

"Atitude tendenciosa que consiste na recusa a aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo, como eventos históricos ou fatos científicos, apesar das evidências ou argumentos que o comprovam."


Nomofobia

"Medo patológico de ficar sem acesso ao telefone celular (internet, redes sociais, aplicativos, contatos, fotos e funções em geral) ou dispositivos eletrônicos semelhantes, como o computador ou o tablet."


Pós-verdade

"Informação ou asserção que distorce deliberadamente a verdade, ou algo real, caracterizada pelo forte apelo à emoção, e que, tomando como base crenças difundidas, em detrimento de fatos apurados, tende a ser aceita como verdadeira, influenciando a opinião pública e comportamentos sociais."


Sororidade

"Sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero; conduta ou atitude que reflete este sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres."


Volp para Android: fake news entre os estrangeirismos registrados

Veja mais: Você aprende mais rápido quando escreve à mão