• Sandra Carvalho

Músculos masculinos são ímã para atrair mulheres

É o que sugerem cientistas australianos que estudaram o poder dos fortões.


O ator australiano Chris Hemsworth, o Thor, malhando |GIF: Yousub Kim/Giphy

Pesquisadores evolucionistas da Universidade Griffith, de Queensland, na Austrália, andam querendo discussão: a tese deles é que as mulheres preferem os fortões.

Eles argumentam que, entre os mamíferos, as fêmeas evoluíram para uma preferência para os machos fortes. Da mesma forma, isso teria ocorrido entre os humanos.

Aaron Sell, da Escola de Justiça Criminal e Criminologia da Universidade Griffith, afirma que os homens são mais atraentes para as mulheres quando têm características que sugerem força na parte superior do corpo: ombros largos, boa forma física e aperto de mão enérgico.

As mulheres modernas teriam essas predileções numa herança de suas antecessoras, que teriam tido de privilegiar a capacidade de luta no passado, na hora de avaliar a qualidade genética de possíveis parceiros.


O estudo foi publicado no jornal Proceedings of the Royal Society no dia 13 deste mês.

Em testes feitos com a exibição de fotos masculinas para 150 mulheres, nenhuma delas preferiu homens com aparência de fraco, conforme a pesquisa.

De acordo com o estudo, as mulheres consideram que ter um corpo forte, para um homem, é mais importante do que ser alto ou magro. "A força no corpo masculino responde por 70% da atração", garante Sell.

A preferência feminina seria por traços de força no corpo, mas não necessariamente no rosto. A pesquisa indicou que um grupo significativo de mulheres nem sempre prefere caras de fortões.

#Homens #Mulheres #Sexo #TeoriadaEvolução #UniversidadeGriffith