• Sandra Carvalho

Cara de machão atrai mais a mulher em período fértil? Huhh...

Cientistas britânicos e americanos dizem que isso nada tem a ver com a fase fértil.


Versão mais masculina à esquerda: a preferida | Imagem: Benedict Jones et al.

A suposição de que as mulheres se inclinam mais por rostos com características bem masculinas quando estão férteis não é apenas uma lenda urbana - é uma tese influente entre cientistas.


Mas pesquisadores de três universidades britânicas (Glasgow, Stirling e Bath) e uma americana (Humboldt) estão questionando isso.


Eles recrutaram 584 mulheres heterossexuais jovens ( idade média de 21 anos ) para colocar a suposição à prova da realidade.


Checaram repetidamente seu status hormonal, através de medições de hormônios esteróides na saliva. A fase fértil é caracterizada por uma combinação de alto estradiol e baixa progesterona.


Os pesquisadores registraram as preferências das mulheres por versões mais ou menos masculinas de 10 protótipos de rostos de homens, de acordo com a variação hormonal.


Veja a imagem acima, com a versão mais masculina à esquerda e a mais feminina à direita.

No geral, as mulheres preferiram a versão masculizada dos rostos dos homens. Mas isso indepentemente de seus níveis hormonais.


As mulheres que estavam tomando pílulas anticoncepcionais também se comportaram da mesma forma, optando mais pelas versões mais masculinas. (Há uma outra suposição corrente, a de que mulheres que tomam pílula preferem rostos de homens com mais traços femininos).


A pesquisa apontou um outro fator que pesa: as mulheres mostram preferências mais fortes por traços masculinos quando avaliam homens para relacionamentos de curto prazo.


O estudo foi publicado no dia 25 de outubro em bioRxiv, numa versão preliminar, sem revisão de pares.


#Homens #Hormônios #Mulheres #Psicologia #ReproduçãoHumana #Sexo #UniversidadedeGlasgow