Murais mostram a beleza da Nação Navajo

Os murais mostram também o rastro mortal da exploração de urânio na região.


Jetsonorama: arte em território indígena | Foto: Chip Thomas

Quem viaja pela Nação Navajo, nos estados americanos de Arizona, Novo México e Utah, pode ter a chance de ver murais surpreendentes ao longo do trajeto.


Não é uma tradição do povo navajo, ou diné, a segunda tribo mais populosa dos Estados Unidos (tem aproximadamente 300 mil pessoas).


Os murais fazem parte de um projeto de um artista de fora, mas que trabalha como médico desde os anos 80 na região, Chip Thomas. Confira na galeria os murais de Thomas.



Além de fazer murais de alto impacto, usando o nome de Jetsonorama, ele leva muralistas e autores de street art para a região, no Projeto do Deserto Pintado (The Painted Desert Project).


Os murais ficam numa área turística, entre o deserto de areias vermelhas do Parque do Vale dos Monumentos e o Grand Canyon.


Com o crescimento da iniciativa, os murais viraram atração turística, valorizados tanto pelos visitantes de fora quanto pelos moradores da região.


"Uma das minhas motivações para colocar imagens ao longo da estrada é refletir um pouco da beleza da comunidade para os próprios navajos", escreveu Thomas num blog.


O tema mais forte e mais recorrente dos murais do projeto é a contaminação região da Nação Navajo pelas minas de urânio. De 1944 a 1986, quase 30 milhões de toneladas de urânio foram extraídas das terras da Nação Navajo.


Hoje as minas estão fechadas, mas elas deixaram um rastro de níveis elevados de radiação na terra, água, animais e sobretudo pessoas da região. Muitos navajos trabalhavam nas minas e moravam com suas famílias perto delas.


Os riscos para a saúde da contaminação do urânio, segundo a EPA, a agência de proteção ambiental americana: câncer no pulmão, pela inalação de partículas radioativas, e câncer dos ossos e rins alterados pela exposição a radionuclídeos na água de beber.


Há hoje 500 minas de urânio abandonadas na região - foram simplesmente largadas, sem qualquer trabalho de limpeza do ambiente.


#Câncer #Contaminação #EUA #Fotografia #Mineração #PoluiçãodaÁgua #PoluiçãodoAr #Urânio