• Sandra Carvalho

Músico toca sax durante cirurgia em seu cérebro

Ele foi operado para se livrar de um tumor benigno.



Dan Fabbio, 27 anos, é músico e professor de música. Por uma ironia da vida, teve um tumor justamente na parte do cérebro responsável pelas funções musicais.


Na mesa de operação, depois de retirado o tumor, a primeira coisa que ele fez foi tocar saxofone. Era a prova que todos precisavam que a cirurgia não tinha afetado a parte do cérebro que, para ele, era a mais importante.


Seu caso foi publicado dia 25 no jornal Current Biology, e relatado pelo serviço de notícias da Universidade de Rochester (UofR). Os neurocirurgiões que operaram Fabbio são do Instituto de Neurociência Del Monte da universidade.


O músico dava aula de música numa escola em New Hartford, cidadezinha do estado de Nova York, quando começou a ter alucinações visuais e auditivas.


Logo se viu que ele tinha um tumor no cérebro - benigno e operável. Para a cirurgia, os médicos trabalharam com mapeamento personalizado do cérebro, usando imagens de ressonância magnética funcional (fRMI, na sigla em inglês), para diminuir o máximo possível o impacto da cirurgia nas funções musicais.


A função do solo de saxofone


"O cérebro de todo mundo é organizado mais ou menos da mesma maneira", comentou Brad Mahon, um dos cirurgiões.


"Mas a localização particular num nível granular de uma determinada função pode variar às vezes alguns centímetros de uma pessoa para outra", observou. "É realmente importante fazer esse tipo de investigação detalhada para cada paciente individual."


Para que o sucesso da cirurgia e a preservação das funções musicais de Fabbio pudessem ser checados imediatamente, os cirurgiões decidiram levar o saxofone para a mesa de operações.


A fim de poupar o músico de grandes esforços de respiração para tocar notas longas, foi escolhida uma canção folclórica coreana para essa performance.


Fabbio tocou a canção perfeitamente. Meses depois da operação, ele estava inteiramente restabelecido e de volta a sua rotina de dar aulas de música.


Nesse vídeo da Universidade de Rochester hospedado no YouTube, você pode ver cenas da cirurgia e explicações dos procedimentos.


#Cérebro #fMRI #MRI #Música #Neurociência #UofR