• Sandra Carvalho

Na Islândia, as geleiras vão sumindo da paisagem

Plantas surgem em áreas que antes eram totalmente congeladas.


Base da geleira Eyjafjallajökull | Foto: cc Vincent Moschetti/Flickr

A Islândia é coberta por geleiras - 269 delas. Mas elas estão recuando, conforme o clima muda e a temperatura sobe. Desde 2000, o pais perdeu 750 quilômetros quadrados de gelo, uma área maior que Cingapura ou Bahrein.


No lugar das geleiras, surgem áreas com plantas, avidamente disputadas pelas renas e ovelhas da região. O musgo é uma das primeiras plantas a aparecer. Bétulas, salgueiros e pequenos arbustos também irrompem.


Pesquisadores de uma faculdade americana do estado de Nova York, o The Moyne College, estudaram o recuo das geleiras e o surgimento das plantas. As plantas poderiam mitigar os danos causados pelo carbono liberado pelo degelo?


Os cientistas focaram sobretudo na geleira Skaftafell, no sul da Islândia, que está encolhendo desde o fim do século 19 e de forma mais acelerada nos últimos tempos.


As ovelhas foram banidas da área há bastante tempo, então nessa área as plantas conseguem escapar da gula dos animais e prosperar, permitindo seu estudo em condições ideais.


O frio extremo e ventos fortíssimos não deixam que florestas se desenvolvam plenamente na Islândia. As bétulas e salgueiros, em vez de crescerem e se transformarem em árvores altas, tendem a permanecer como arbustos pequenos.


Ainda assim, essas plantas que surgem nas áreas onde havia geleiras podem ter um papel importante para suavizar os prejuízos ambientais do desaparecimento do gelo. Conforme as plantas fazem a fotossíntese, absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio.


"É preferível que o gelo permaneça", observou Kevin Griffin, ecologista e professor do Departamento de Estudos da Terra e do Meio Ambiente da Universidade Colúmbia, que não fez parte do estudo. "Mas se o gelo vai derreter, o estabelecimento desses sistemas de plantas é a melhor consequência possível."


O estudo foi publicado no jornal científico Ecological Processes. Veja dois exemplos das plantas que surgiram depois do recuo da geleira Sakaftafell, em fotos de Haley Synan, uma das autoras do paper.


Fotos de Haley Synan/Le Moyne College

_____________________


Veja mais: Tem ideia de como era frio na Era do Gelo?


#Islândia #Plantas #Ecologia #Clima