
Sandra Carvalho
Nem todos podem ser como Chaplin, e ter filho aos 73 anos
Homens de mais de 35 anos não são tão eficientes quanto os jovens para produzir um bebê.

Que a idade atrapalha a mulher na hora de engravidar, todo mundo sabe. Que os homens também, é algo que se começa a entender melhor agora.
O mito de que os homens podem gerar filhos sem problema em qualquer idade foi reforçado por celebridades que tiveram filhos bem tardiamente, como o gênio do cinema Charles Chaplin, o cantor de ópera Luciano Pavarotti e o pintor Pablo Picasso. Eles tiveram filhos depois dos 60 anos.
Mas não é bem assim. Um estudo de 19 mil ciclos de tratamento de fertilização in vitro, em Boston, nos Estados Unidos, mostrou que a idade afeta, sim, não só a mulher, mas o homem também, e homens relativamente jovens.
O estudo foi conduzido por Laura Dodge, do Centro Médico Beth Israel Deaconess e da Escola de Medicina de Harvard. Foram estudados 7.753 casais, com os 19 mil ciclos de tratamento.
Nos casais com mulheres na faixa dos 40-42 anos, a idade do parceiro não importa, segundo a pesquisa, pois o fator determinante é a idade da mulher. Quanto mais idade, mais chances de anormalidades nos cromossomos.
Nos casos de mulheres mais jovens, a idade do parceiro faz uma boa diferença. No estudo, considerados os bebês nascidos vivos, as taxas de nascimento aumentaram conforme a idade do parceiro diminuiu.
DNA e esperma
Um exemplo da pesquisa: em casais com mulheres com menos de 30 anos, parceiros dos 30 aos 35 garantiram uma taxa de nascimento de bebês de 73%. Com parceiros na faixa dos 40 aos 42, a taxa caiu a 46%.
A idade do parceiro se mostrou particularmente importante para mulheres na faixa dos 35-40 anos.
"Mulheres entre 35-40 anos se beneficiam significativamente de um parceiro masculino com menos de 30 anos", disse Laura Dodge num comunicado da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.
De acordo com Laura Dodge, há um resultado cerca de 30% melhor em nascimentos nesses casos, comparando com parceiros entre 30-35 anos.
A idade dos homens afeta também concepções naturais, sem fertilização in vitro, conforme Laura Doge. À medida que a idade sobe, cai a incidência de gravidez, aumenta o tempo até se chegar a uma gravidez e aumenta também o risco de aborto natural.
Segundo ela, os mecanismos ainda não estão claros, mas podem incluir danos no DNA e alterações epigenéticas do esperma.
"Enquanto o efeito da idade da mulher na fertilidade é esmagadoramente devido ao aumento das taxas de anormalidade cromossômica, os mecanismos do efeito da idade dos homens na gravidez são mais sutis", disse.
#Bebês #DNA #Esperma #Harvard #Homens #Mulheres #ReproduçãoHumana