- Sandra Carvalho
No ranking da paz, o Brasil fica em 116º lugar
O país mais tranquilo do mundo é a Islândia, tão calmo que não tem rivais nem na Europa.

Onde se pode viver com mais tranquilidade no planeta? Pelo Índice Global da Paz de 2019, na Europa. Dos dez países mais bem colocados no ranking, 6 são europeus, com a Islândia em primeiro lugar.
Entre os dez países mais pacíficos, nove são democracias. A exceção, claro, é Cingapura, combinação inusitada de sucesso econômico com pulverização das liberdades individuais.

O índice é feito pelo Instituto para Economia e Paz, uma organização australiana independente. Cobre 99,7% da população mundial, e usa 23 indicadores para elaborar seu ranking.
Um deles mede o custo econômico da violência. Nos dez países mais pacíficos, a violência fica em 3,3% do PIB. Nos dez mais violentos, 35%.
No ranking da paz de 2019, o Afeganistão é o lanterninha, antecedido por Síria, Sudão do Sul, Iêmen e Iraque. A devastação da guerra atingiu a Síria mais do que qualquer outro país, destruindo 67% de seu PIB.
A República Central Africana, em guerra civil, também pagou caro: 42% de seu PIB, de acordo com o Índice Global da Paz. A África e o Oriente Médio são as regiões mais tomadas pela violência, como até os marcianos sabem.
O Brasil caiu 10 posições no ranking de 2019, da 106ª para 116ª. O índice menciona a polarização política do país e a escalada do comércio de drogas e seus conflitos armados.
No Brasil, o custo econômico da violência é relevante: 9% do PIB, conforme as estimativas do Índice Global da Paz. Per capita, o custo anual seria de 1.411 dólares.
#Afeganistão #Brasil #Islândia #OrienteMédio #Paz #PIB #Rankings #Síria #Violência