
Sandra Carvalho
Novo verme japonês tem nome de inimigo de Godzilla
O verme homenageia o Rei Ghidorah, monstro dourado de três cabeças.

Vermes marinhos ramificados, que têm uma única cabeça mas um corpo que se ramifica repetidamente, são considerados extremamente raros. Até agora, apenas duas espécies eram conhecidas.
A terceira, encontrada na ilha de Sado, no Japão, acaba de ser identificada por uma equipe internacional de cientistas.
Eles batizaram o novo verme de Ramisyllis kingghidorahi, homenageando o monstro de três cabeças Rei Ghidorah, inimigo de Godzilla. Olhe a criatura comendo neste vídeo de 38 segundos:
“Rei Ghidorah é um animal fictício ramificado que pode regenerar suas pontas perdidas, então achamos que esse era um nome apropriado para a nova espécie de verme ramificado”, diz a professora Maria Teresa Aguado, da universidade alemã de Göttingen (#UniGöttingen), uma das autoras do estudo sobre o novo verme.
O habitat dos vermes ramificados são as esponjas do mar. A primeira espécie dessas criaturas foi descoberta em 1879, nas Filipinas, em esponjas-de-vidro do fundo do mar. A segunda foi identificada em 2012 na Austrália.
Ao contrário do verme ramificado filipino, tanto o japonês quanto o australiano vivem em esponjas pedregosas em águas rasas. A pesquisa foi publicada em Organisms Diversity & Evolution.
