
Sandra Carvalho
O animal mais comprido do mundo pode ser o sifonóforo!
Um sifonóforo de 47 metros foi descoberto nas profundezas do Índico, na costa da Austrália.

Quem já ouviu falar num sifonóforo? Até poucos dias atrás, um punhado de gente fora os estudiosos. Mas agora o sifonóforo Apolemia ganhou o status de ser possivelmente o animal mais longo do mundo, depois de descoberto por pesquisadores do Museu da Austrália Ocidental (#WAM).
O sifonóforo, de aproximadamente 47 metros de comprimento, foi visto e filmado por uma expedição dos pesquisadores do museu a bordo do navio de pesquisa Falkor, que investigou as espécies das águas profundas australianas com um robô aquático, o ROV SuBastian, em 20 mergulhos de até 4.500 metros de profundidade.
Mas afinal o que é um sifonóforo? Na definição dos pesquisadores, é uma colônia flutuante de pequenos zooides individuais que se clonam milhares de vezes e se unem para trabalhar em equipe.
A expedição do Museu da Austrália Ocidental explorou os desfiladeiros submarinos de Ningaloo, focando especialmente em Cape Range e Cloates. Descobriu quase 30 novas espécies, entre as quais os primeiros hidroides gigantes da Austrália. Veja uma amostra.

Veja mais: Flagrante: um polvo com orelha de Dumbo no mar mais profundo