• Sandra Carvalho

O fascínio irresistível do carro elétrico Tesla Model 3

A demora homérica para entrega - até um ano e meio - não tem afastado os fãs da marca.



Os primeiros carros elétricos Tesla Model 3 foram entregues sexta-feira à noite em Fremont, na Califórnia, por Elon Musk, o fundador e presidente da Tesla.


É o primeiro "carro popular" da marca, com preço de 35 mil dólares nos Estados Unidos, sem contar os abatimentos de impostos que muitas cidades e estados dão para carros elétricos.


O desejo pelo carro já era tão grande antes da estreia que meio milhão de pessoas já tinha encomendado o Model 3 só com base no protótipo e nas promessas de Elon Musk.


O preço conta bastante: o Model 3 sai aproximadamente pela metade de um Tesla Model S, e por um terço do Model X, o mais caro da marca.


Agora, definiu Musk, é o "inferno da produção", pelas enormes pressões causadas pela altíssima expectativa gerada pelo Model 3. Já há gente mal humorada nas redes sociais pelo que chama de "demora" na entrega.


Carros encomendados hoje levarão entre 1 ano e 1 ano e meio para serem entregues.

O Model 3 tem autonomia de 354 quilômetros. A versão premium do carro, que sai por 44 mil dólares, faz 500 quilômetros.


Tesla Model 3: abastecendo | Foto: Tesla

A Bloomberg fez uma comparação entre carros elétricos e concluiu que essa versão premium é a que tem melhor relação custo-benefício em termos de autonomia. Em segundo lugar ficou o Chevy Bolt, da GM, e em terceiro o Model 3 standard.


Já o Guardian preferiu apontar que, se a Tesla realmente produzir 500 mil carros no ano que vem, como prometeu, seis vezes mais do que este ano, vai passar BMW, Mercedes e Lexus nos Estados Unidos.


Como esperado, Musk não foi modesto na apresentação do Model 3. Comparou sua segurança ao do Volvo S 60, tido talvez como o carro mais seguro do mundo.


Ele prometeu aumentar os superchargers, que carregam rapidamente os carros Tesla, de 6.124 para 18 mil até o final do ano que vem.


Mostrou alguma insegurança só quanto ao ritmo de entregas. Um Model 3 tem 10.000 partes originais, com sourcing global, ele lembrou. Se os fornecedores falham, a cadeia para.


Hoje a Tesla tem um valor de mercado de 55 bilhões de dólares, mais que a GM (perto de 36 bilhões) ou Ford (44 bilhões).


#Carros #CarrosElétricos #ElonMusk #Tesla