• Sandra Carvalho

O olho entrega sua idade verdadeira

A idade biológica da retina diz mais do que o registro de nascimento.


Olho
No fundo do olho, o veredito do risco de morte | Foto: cc0 /Unsplash

Se você quiser saber a idade de alguém, a idade que realmente conta, não olhe o seu registro de nascimento. É melhor examinar sua retina - é ali, no olho, que está um bom indicador da idade biológica de alguém.


A tese é de cientistas chineses da cidade de #Guangzhou, com ligações com a universidade alemã de Bonn e universidades australianas de Melbourne e Monash.


De acordo com eles, a rede de pequenos vasos da retina é um indicador confiável da saúde geral do sistema circulatório e do cérebro das pessoas.


Para saber o risco de morte de alguém, sugerem, é melhor olhar a idade biológica da retina do que para a data de uma certidão.


Os cientistas usaram inteligência artificial, com deep learning, para desvendar a relação entre as imagens do fundo do olho das pessoas e a sua data do nascimento.


Eles analisaram mais de 80 mil imagens de fundo de olho de quase 47 mil pessoas entre 40 e 69 anos do BioBank do Reino Unido.


O exame de mais de 19 mil dessas imagens feitas no olho direito de mais de 11 mil pessoas pessoas saudáveis mostrou uma associação forte entre a idade da retina e a das pessoas, com uma variação de 3 anos e meio ou menos.


Os pesquisadores monitoraram então dados de outros 35 mil participantes do BioBank por um prazo de 11 anos. Nesse período, 5%, ou seja, 1871 pessoas, morreram. O risco de morte subiu sempre que a idade biológica da retina era superior à idade de nascimento.


Para cada ano de gap entre as duas idades, com a retina mais velha, subiu 2% o risco de morte por qualquer causa.


O estudo foi publicado no British Journal of Ophthalmology. ✔︎


Veja mais: Olho impresso em 3D vira realidade pela primeira vez