• Sandra Carvalho

O poder do distanciamento social em números

Na hora de combater o novo coronavírus, a vida normal é um desastre.


Rio de Janeiro sem comércio: tentativa de refrear o coronavírus | Foto: cc Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em condições normais de vida, uma pessoa infectada pelo novo coronavírus transmite a doença em média para 2,5 outras pessoas em 5 dias. Em 30 dias, a partir dela, 406 pessoas estarão infectadas.


Os cálculos são do professor de Medicina Robert Signer, da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). A boa notícia: reduzindo as interações sociais essa cadeia de contágio passa ser inteiramente outra.


Se a exposição de uma pessoa infectada a outras pessoas cai pela metade, em cinco dias ela vai transmitir a Covid-19 em média para apenas 1,25 pessoas. Ao cabo de 30 dias, são somente 15 novos casos da doença.


Os números ainda melhoram: com 75% menos de exposição social, a pessoa infectada transmite o novo coronavírus em média para 0,625 pessoas. Em 30 dias, serão 2,5 pessoas infectadas.


Para fazer essas estimativas, Signer considerou que a transmissão do vírus pela pessoa infectada se dará durante 5 dias, período em que ela estará assintomática. Depois, quando sentir os sintomas, fará quarentena e não infectará mais ninguém.


Veja o infográfico que o professor colocou em seu site:


Infográfico: Gary Warshaw/Universidade da Califórnia em San Diego

#Coronavírus #DistanciamentoSocial #Epidemias #UCSD