• Sandra Carvalho

O surpreendente ranking proporcional de coronavírus no Brasil

São Paulo, que tem o maior número de casos, fica no fim dessa lista.


Brasília: 99 doentes a cada 100 mil habitantes | Foto: cc Marcello Casal Jr/Agência Brasil

São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de casos confirmados de coronavírus: 47.719 até ontem, 12/05/2020, segundo dados do Ministério da Saúde. Mas fica bem atrás do Amapá no ranking proporcional da Covid-19 no país.


Com uma população pequena (menos de 900 mil pessoas) e 2.910 casos confirmados, o Amapá é o recordista da incidência do novo coronavírus, com 344 doentes a cada 100 mil habitantes.


O Amapá é seguido bem de perto pelo Amazonas (342 doentes a cada 100 mil pessoas), talvez o campeão das cenas mais deprimentes da pandemia no país, com o colapso de seus hospitais e do sistema funerário.


Os números são do Ministério da Saúde, baseados nos dados das secretarias de Saúde. O estado com menos doentes confirmados é o Mato Grosso do Sul (405). O estado fica também com a menor incidência de todas: 14 casos confirmados de coronavírus a cada 100 mil habitantes.


Com uma população que beira 46 milhões, o Estado de São Paulo é apenas o décimo colocado no ranking proporcional da Covid. A menor propagação relativa do vírus no estado está muito ligada à política de isolamento social praticada.


Confira o ranking proporcional do coronavírus no gráfico .



Veja mais: Onde o novo coronavírus mata mais no Brasil


#AP #AM #Brasil #Brasília #Coronavírus #Epidemias #SP