- Sandra Carvalho
O vício insustentável das garrafas de plástico
A cada dia, a humanidade consome 1,3 bilhão de garrafas de plástico. Onde isso vai parar?

O problema é exatamente esse: onde enfiar 1, 3 bilhão de garrafas de plástico consumidas por dia no mundo, após um único uso, sem devastar o meio ambiente?
A agência de notícias e análises financeiras Reuters fez um gráfico sensacional para mostrar que as garrafas já saíram do controle.
Em apenas uma hora, a pilha de garrafas de plástico compradas no mundo já passa da altura do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Sabe o edifício Burj Khalifa, o mais alto do mundo, em Dubai? A pilha de garrafas de plástico consumidas em 2018 seria mais alta que ele, com 481,6 bilhões de garrafas.
Dá quase 1 milhão a cada minuto.
Boa parte das garrafas são feitas de PET, polietileno tereftalato, desde a década de 70. Barato, flexível e leve, o PET parecia irresistível até começar a incomodar como lixo nas cidades e a poluir os rios e oceanos.
E o PET dura, dura, dura... São 450 anos anos até se degradar completamente.
Já se aposta que as garrafas de plástico serão banidas ou pelo menos restringidas, seguindo o percurso das sacolas de plástico e dos canudinhos.