• Sandra Carvalho

Os 10 países mais poluídos do mundo (9 ficam na Ásia)

Bangladesh, Paquistão e Índia puxam a fila do ar mais sujo do planeta.


Tahirpur
Tahirpur, em Bangladesh: a mineração e sua poluição | Foto: cc0 Hasin Hayder

O país com o ar mais poluído do mundo é Bangladesh, com a maior concentração de partículas finas do globo, sete vezes maior que a exposição aceita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


O levantamento é da IQAir, uma plataforma de qualidade do ar em tempo real, que mede material particulado em 80 mil pontos do planeta e faz rankings das cidades e dos países com maior concentração de PM2,5.


Envenenam o ar de Bangladesh, em primeiro lugar, os veículos. Carros, motos e caminhões seguem uma legislação frouxa em relação ao meio ambiente e permanecem em circulação mesmo quando estão velhos demais para ficar nas ruas.


A produção industrial também pesa, tanto de grandes quanto de pequenas fábricas. A produção de tijolos é particularmente poluidora, porque é movida a carvão, madeira, pneus velhos e plásticos de toda sorte - qualquer coisa que queima. Nas cidades também existe um problema de poeira constante.


Bangladesh é seguido por oito outros países asiáticos na lista dos 10 mais poluidores do mundo. A única exceção entre os 10 é a européia e empobrecida Bósnia-Herzegovina, que tem 4 vezes mais PM2,5 do que o tolerado pela OMS.


Confira o Índice de Qualidade do Ar de 2020, baseado em PM2,5, com base na média de microgramas de partículas finas de poluição por metro cúbico de ar (μg/m3).


1. 🇧🇩 Bangladesh 77,1 μg/m3

2. 🇵🇰 Paquistão 59,0

3. 🇮🇳 Índia 51,9

4. 🇲🇳 Mongólia 46,6

5. 🇦🇫 Afeganistão 46,5

6. 🇴🇲 Omã 44,4

7. 🇶🇦 Catar 44,3

8. 🇰🇬 Quirguistão 43,5

9. 🇮🇩 Indonésia 40,7

10.🇧🇦 Bósnia-Herzegovina 40,6

68.🇧🇷 Brasil 14.2


Veja mais: 1% das pessoas mais ricas polui mais que os 50% mais pobres


#Índia #Bangladesh #IQAir #Rankings