• Sandra Carvalho

Os 12 países onde os dados por celular são mais baratos

Nesse ranking, a Índia fica em 1º lugar. O Brasil só consegue a 38º posição.


Delhi, Índia: planos para celulares imbatíveis num país com muita miséria | Foto: cc0 Dewang Gupta/Unsplash

O site de comparação de preços britânico Cable.co.uk analisou mais de 5.500 planos de dados para celular em 228 países, comparando o custo médio de 1 gigabyte de dados móveis no mundo inteiro.


A Índia é o país com os planos mais acessíveis - no país 1 GB de dados custa em média meros 9 centavos de dólar. No Brasil, o preço sai dos centavos para 1,01 dólar. A média global é de 5, 09 dólares.


A Cable.co.uk recolheu os preços nas moedas locais e converteu todos ao valor do dólar no dia 27 de abril deste ano. Em cada país, avaliou dezenas de planos. No caso do Brasil, 40.


O mais interessante na lista dos 12 países com dados de celular mais acessíveis é que a maioria absoluta é de países pobres ou de renda média. Entre os 12, só dois são realmente ricos: Israel, segundo colocado, e Itália, o quarto.


Isso quer dizer que vários países em desenvolvimento estão conseguindo fazer a lição de casa para diminuir a desigualdade digital.


A pandemia do novo coronavírus escancarou o quanto essa desigualdade prejudica a população mais pobre e torna a igualdade de oportunidades ainda mais remota, da escola aos locais de trabalho. Confira o gráfico:



Entre os países mais ricos, quem oferece dados por celulares mais acessíveis, depois de Israel e Itália, é a Austrália (16º colocada), onde 1 GB de dados custa 68 centavos de dólar. Ela é seguida pela Dinamarca, 29ª colocada, com 1 GB a 80 centavos.


Nos Estados Unidos, o preço médio de 1 GB é de 8 dólares, bem acima da média global de 5,09 dólares. Os americanos ficam quase na rabeira do ranking, em 188º lugar.


Veja mais: Starlink: internet rápida e estável para o mundo inteiro?


#Brasil #Celulares #DesigualdadeDigital #EUA #Índia #Israel #Itália #Preços #Quirguistão