• Sandra Carvalho

Os 25 países mais felizes do mundo

Noruega, Dinamarca e Islândia são campeãs de felicidade.


Alesund, Noruega: o país esbanja satisfação com a vida | Foto: cc0 Samuel Han/Unsplash

O dinheiro não traz felicidade, mas dá um bom empurrão no Relatório Mundial da Felicidade de 2017, que lista 155 países.


Os seis primeiros países da lista dos mais felizes são todos ricos e europeus. Este ano o primeiro lugar ficou com a Noruega, seguida da Dinamarca e da Islândia.


Não que o relatório, em si, dê peso absoluto ao dinheiro. O PIB per capita é um critério importante da pesquisa, mas há outros cinco relevantes usados também para medir a felicidade dos países: liberdade para fazer escolhas de vida, expectativa de vida saudável, confiança no governo e nas empresas (medida como ausência de corrupção), apoio social (ter alguém com quem contar em tempos difíceis ) e generosidade (medida em doações).


O Relatório Mundial da Felicidade é editado por três economistas: Jeffrey Sachs, John Helliwell e Richard Layard.


É uma publicação do SDSN, uma organização pró-desenvolvimento sustentável ligada à ONU. A pesquisa é bancada atualmente pela fundação italiana Ernesto Illy e pelo Illy Café.


Confira, no vídeo de 2:24, os 25 países mais felizes. O Brasil está dentro dessa lista, no 22º lugar, caindo cinco posições em relação ao ano passado.