Os alienígenas estão nos espiando?

Se eles fizerem como nós, os terráqueos, estão, sim.


Espionagem: quem pode bisbilhotar os terráqueos? | Ilustração: 2MASS/A.Mellinger/R.Wells

Nós, os terráqueos, estamos sempre bisbilhotando os exoplanetas, os planetas que ficam fora do sistema solar.


Cientistas da Queen's University Belfast (QUB) , na Irlanda do Norte, e do Instituto Max Planck, na Alemanha, resolveram fazer o contrário: descobrir quais exoplanetas podem observar a Terra.


Eles acharam pelo menos 9 exoplanetas que estão estrategicamente localizados para observar a movimentação da Terra.


O estudo foi publicado no dia 14 de agosto no jornal Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.


Os cientistas viram que, muito longe daqui, vários planetas pode ser vistos passando em frente ao Sol, nas chamadas zonas de trânsito.


Planetas telúricos, sólidos, como a Terra, Mercúrio, Vênus e Marte, têm uma probabilidade muito maior de serem localizados que os planetas jovianos, gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, que são maiores.


"Planetas maiores naturalmente bloqueiam mais luz quando passam em frente de sua estrela", observou um dos autores do estudo, Robert Wells, da QUB, num serviço de notícias da Sociedade Astronômica Real.


"Mas de qualquer forma o fator mais importante é a proximidade maior dos planetas telúricos de sua estrela", complementou.


A imagem de cima mostra onde os trânsitos dos planetas do nosso sistema solar podem ser observados. A linha azul é a Terra.


De acordo com a pesquisa, pelo menos um planeta ou mais planetas do sistema solar poderiam ser observados por 68 oito diferentes mundos ao passar pelo Sol.


Os cientistas estimam que deve haver pelo menos 9 mundos com vida favoravelmente localizados para detectar a Terra. Detalhe: esses exoplanetas não foram descobertos ainda.


#Alienígenas #Espaço #ETs #Exoplanetas #InstitutoMaxPlanck #QUB #Terra