Os microplásticos já invadiram a comida e até a água mineral

Quem só bebe água mineral ingere ao ano 90 mil partículas de microplástico por isso.


Garrafas de água mineral: mais partículas de microplástico | Foto: cc0 Giuseppe Famiani/Unsplash

O americano médio está consumindo pelo menos 70 mil partículas de microplásticos por ano. Microplásticos, como a esta altura até os marcianos sabem, são pedacinhos de plástico de menos de 5 milímetros, muitos deles invisíveis.

O plástico torna a vida muito mais prática, e por isso está por toda parte. Mas cria um problemão: demora cerca de mil anos para se degradar e sumir do mapa.

Agora cientistas canadenses da Universidade de Vitória estimaram quanto dessas sobras de plástico que circulam pelo planeta são ingeridas pelos americanos.

Eles analisaram os estudos sobre o microplástico presente nos peixes, frutos do mar, açúcar, sal, álcool, água de torneira e em garrafas. Também estudaram os microplásticos invisíveis presentes no ar.

A conclusão: nos Estados Unidos, as pessoas consomem entre 74 mil a 121 mil partículas de microplásticos por ano, dependendo de sua idade e de seu sexo.

Quem bebe só água mineral em garrafas de plástico recebe uma carga muito maior de microplásticos: 90 mil partículas adicionais por ano.

Os efeitos dos microplásticos na saúde humana são desconhecidos.


#Água #EUA #Microplásticos #Plástico