• Sandra Carvalho

Os países que mais escondem os segredos do mundo das finanças

A velha Suíça aparece em primeiro lugar, é claro. Mas paraíso fiscal? É como Reino Unido.


Zurique, Suíça: paisagem encantadora e sigilo financeiro   |  Foto: cc0 Claudio Schwarz Purzlbaum/Unsplash

A falta de transparência no mercado financeiro ajuda lavagem de dinheiro, fraudes, evasão de impostos e outros crimes menos cotados - até os marcianos sabem.


Por isso, é um alvo do relatório de 2017 sobre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU feito pela rede SDSN e a fundação Bertelsmann Stiftung.


O primeiro lugar no ranking dos 10 países que mais escondem segredos financeiros não é surpresa - é a velha Suíça. Os esforços feitos nos últimos anos para mudar essa imagem ainda não foram suficientes para cair na lista.


O primeiro lugar no ranking dos paraísos fiscais fica com o Reino Unido, impulsionado por seus territórios ultramarinos e países do Caribe que ainda têm a rainha da Inglaterra como chefe de Estado.


Da mesma forma, o estado de Delaware, que é uma mãe para milionários e empresas avessas à transparência, ajuda a jogar os Estados Unidos para dentro do ranking, ainda que na nona posição.


O relatório foi escrito por Jeffrey Sachs, Guido Schmidt-Traub, Christian Kroll, David Durand-Delacre, and Katerina Teksoz.




#MercadoFinanceiro #Negócios #ONU #ParaísosFiscais #Rankings #ReinoUnido #Suíça