• Sandra Carvalho

Pé no freio: agora Paris anda a 30 km por hora

O novo limite de velocidade vale desde hoje para quase todas as ruas da cidade.


Avenida Champs Elysée
Avenida Champs Elysées, a 50 km/hora, cercada de ruas a 30 km/hora | Foto: cc0 Mark Lawson/Unsplash

A prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, está disposta a fazer os parisienses desapegarem dos carros. A partir de hoje, a velocidade máxima permitida em quase todas as ruas da cidade é de 30 km por hora.


Pesquisas feitas entre os parisienses mostram apoio da população à medida, já que ela protege mais a vida dos pedestres, diminui a poluição do ar, reduz o barulho e deixa o trânsito mais tranquilo.


Quem não gostou foram os moradores de Ile-de-France, pois são justamente eles, que vivem nos subúrbios, quem realmente usa carros em Paris. Apenas um terço dos parisienses tem seu próprio automóvel. As bicicletas são cada vez mais populares na cidade.


O limite de 30 km por hora já era aplicado a cerca de 60% da área de Paris, e agora cobrirá quase 100% da cidade, com algumas exceções.


A famosa Champs Elysées e a Georges Pompidou poderão chegar a 50 km/horários. O anel viário da cidade está liberado para 70 km por hora.


A redução da velocidade foi uma das promessas de campanha de Anne Hidalgo, reeleita para a Prefeitura no ano passado.


Paris está longe de ser pioneira no limite de 30 km por hora na França. Cerca de 250 cidades francesas, entre as quais Estrasburgo, Toulouse, Grenoble e Lille, já fizeram isso em boa parte de suas vias.


Esse mesmo limite vigora em Bilbao, na Espanha, e em Bruxelas, na Bélgica.


O freio na velocidade é apenas uma das medidas tomadas pela prefeita Anne Hidalgo e sua equipe inclinada a políticas verdes.


Os locais para estacionar no centro diminuíram, carros velhos movidos a diesel foram vetados, ciclovias aumentaram e calçadas estão sendo redesenhadas para ficarem mais amigáveis aos pedestres.


"O ponto é reduzir o espaço tomado pelos carros, o que envolve baixar sua velocidade", comentou o vice-prefeito de Paris, David Belliard.


Não que os carros voassem em Paris: a velocidade média do trânsito da cidade, com fama de um dos piores do mundo, é de 12 km por hora.


Veja mais: Até congestionamento curto leva poluição aos pulmões