Pandas escaparam da extinção. Mas seu habitat...

As florestas chinesas de bambu estão sendo degradadas pela criação de vacas e cavalos.


Panda em seu habitat: alívio   |  Foto: Binbin Li/Universidade de Duke

Os pandas, em vez de diminuir, estão aumentando. Já saíram do grupo das espécies ameaçadas de extinção da Lista Vermelha e entraram na categoria dos animais vulneráveis. O que está em xeque agora é seu habitat.


Há uma degradação preocupante do habitat dos pandas, ligada ao aumento da criação de animais soltos nas florestas de bambu da China. Esse tipo de criação, de vacas, cavalos e outros animais, pela população local, cresceu 9 vezes nos últimos 15 anos.


"Os números crescentes de animais criados à solta nas florestas da reserva dos pandas causou um impacto tremendo nos bambus, que são 99% da dieta dos pandas gigantes", comentou Binbin Li, professora do Centro de Pesquisa Ambiental da Universidade Duke, para o serviço de notícias da universidade.


Mapa do habitat do panda gigante na China | Ilustração:  Binbin Li/Universidade de Duke

Li conduziu um estudo com colegas americanos e chineses reavaliando o habitat dos pandas de 1976 a 2013. A pesquisa foi publicada no jornal Biological Conservation.


O foco da pesquisa foi a reserva Wanglang, onde um terço do habitat dos pandas foi danificado. A pastagem excessiva da criação de animais reduziu inclusive a regeneração dos bambus.


"As pessoas das comunidades locais deixam os animais soltos na floresta e aparecem apenas duas vezes por mês para dar sal a eles, então o gado se alimenta de bambu o ano inteiro, especialmente no inverno", disse Li.


A reserva Wanglang fica nas montanhas Min da província de Sichuan, onde vive a maior população de pandas selvagens da Índia.


O estudo investigou as causas do aumento da criação de animais soltos nas florestas. Concluiu que a população procura substituir a renda que tinha com corte de madeira da floresta, hoje proibido, e com as plantações de áreas que eram cultiváveis mas hoje estão sendo revertidas a florestas pelo governo chinês.


Conforme a pesquisa, outros fatores incluem uma maior demanda de carne nos mercados locais, a queda no turismo depois de um grande terremoto em 2008 e falta de clareza sobre indenização financeira para quem concordar em tirar seus animais da área da reserva.


Este vídeo de Binbin Li, de 3:15 minutos, hospedado no Vimeo, mostra bem o habitat dos pandas e seus problemas, e dá voz aos profissionais chineses que lidam com a questão.



#China #Duke #ListaVermelha #Pandas #VidaSelvagem