• Sandra Carvalho

Parece hambúrguer de carne, certo? Não é. Veja o que tem dentro

Nem pense que é soja e alguma coisinha a mais. São 21 ingredientes.


Sanduíche da Impossible Burger: até sangra | Foto: Impossible Foods

Muitas startups estão competindo para mostrar que são capazes de fazer o hambúrguer vegetariano o mais parecido possível com o hambúrguer original, de carne. Vários inclusive sangram, produzindo algo que tem a cara do suco natural da carne.


A americana Impossible Foods é uma das que foram mais longe nessa empreitada.

Depois de anos de pesquisa, ela chegou a uma receita aparentemente palatável (o hambúrguer será vendido na rede Burger King ainda este ano).

Qual a receita? Nem pense que é só soja e alguma coisinha a mais. São 21 ingredientes: água, concentrado de proteína de soja, óleo de côco, óleo de semente de girassol, flavorizantes naturais, proteína de batata, metilcelulose, extrato de fermento, dextrose, amido modificado, leghemoglobina, sal, proteína isolada de soja, vitamina E, gliconato de zinco, vitamina B1, vitamina C, niacina, vitamina B6, vitamina B2 e vitamina B12.

Com essa salada de 21 ingredientes, um hambúrguer de 113 gramas oferece 19 gramas de proteína (31% das necessidades diárias de uma pessoa), 14 gramas de gordura (18%) , 9 gramas de carboidrato (3%) e 370 mg de sódio (16%). Em vitaminas, o hambúrguer da Impossible Burger impressiona pela quantidade de B1 (2.350% das necessidades diárias).

O que falta, agora, é o teste do hambúrguer junto aos consumidores, a ser feito nas lanchonetes. A comunidade vegana está dividida: enquanto uns aprovam o produto, outros o renegam, porque um de seus ingredientes foi testado em ratos.


#Alimentos #Comida #ComidaRápida #Hambúrguer #Startups #Vegano