• Sandra Carvalho

Posts sinalizam sucesso ou fracasso na escola?

Com inteligência artificial, sinalizam, sim, diz um pesquisador russo.


Posts do Twitter e da rede VK passam por análises matemáticas de texto | Foto: cc0 Brett Jordan/Unsplash

É possível prever o sucesso ou o fracasso acadêmico de estudantes com base em seus posts nas redes sociais? Segundo o cientista social da computação Ivan Smirnov, da Universidade HSE, de Moscou, é possível.


Ele usou inteligência artificial e aprendizado de máquina para analisar posts do Twitter e da rede social russa VK de alunos do ensino médio, e afirma que previu com 94% de acuidade quais seriam bem-sucedidos.


Smirnov criou um modelo de predição de sucesso acadêmico que leva em conta o vocabulário, os padrões de linguagem, os caracteres e símbolos usados, o tamanho dos posts e o comprimento das palavras.


Tudo isso é ranqueado através de análises matemáticas de texto. Elas valorizam tópicos científicos e culturais, uso de palavras em inglês, vocabulário amplo e posts mais longos.


No sentido contrário, as análises consideram negativos muitos emojis e pontos de exclamação, erros de grafia e uso de letras maiúsculas em palavras ou frases inteiras.


Também pesam contra uma previsão de sucesso acadêmico o uso de expressões ligadas a horóscopos, acidentes de carros e serviço militar.


Entre os clusters de palavras que mais sinalizam sucesso acadêmico estão os ligados à literatura (menções de Bradbury, Fahrenheit, Orwell, Huxley, Faulkner, Nabokov etc).


Outro cluster de alta pontuação é ligado a Física (universo, quantum, Einstein, Newton, Hawking etc). O estudo foi publicado no jornal EPJ Data Science.


#HSE #Twitter #VK