• Sandra Carvalho

Que país está pronto para epidemias como a de coronavírus?

O Brasil está em 22º lugar na lista dos mais preparados, segundo o índice GHS.


Nova York: Estados Unidos em primeiro lugar. Foto: cc0 David Mark/Pixabay

O Índice Global de Segurança da Saúde (GHS) avalia a preparação de 195 países para enfrentar epidemias como a do coronavírus Wuhan, que está acontecendo agora. Sua conclusão: nenhum deles está inteiramente preparado.


Na média, os países marcam 40,2 pontos de 100 possíveis. Quem chega mais perto são os Estados Unidos, com 83,5 pontos, seguido do Reino Unido, com 77,9, e Países Baixos, com 75,6.


O Brasil aparece no ranking do GHS em 22º lugar, com 59,7 pontos, apenas um décimo abaixo do Japão e acima de países bem mais desenvolvidos que nós, como Irlanda, Cingapura e Áustria.


Nós nos destacamos especialmente pela habilidade de detectar problemas (82,4 pontos) mas não pelas nossas normas (apenas 41,9 pontos).


A China, como todos os países, avaliada no ano passado, antes da epidemia do novo coronavírus, ficou em 51º lugar no ranking dos mais preparados, com apenas 48,2 pontos.


O Índice GHS é um trabalho de 21 especialistas de 13 países reunidos pelo centro de Segurança de Saúde da Universidade Johns Hopkins (JHU), unidade de inteligência da Economist e Nuclear Threat Iniciative (NTI).

#Brasil #China #Coronavírus #Economist #Epidemias #EUA #JHU