• Sandra Carvalho

Carro elétrico desencantou. Obrigada, China!

Os chineses compraram mais da metade dos carros elétricos em 2021.


Carro elétrico
Carros elétricos: vendas ganharam músculo | Foto: cc0 Vlad Tchompalov/Unsplah

A Europa se apresenta como a melhor amiga do meio ambiente, mas pelo menos no caso dos carros elétricos as honras são devidas a um país bem longe de lá.


Em 2021, foram vendidos 6,6 milhões de carros elétricos no mundo, e a China comprou mais da metade deles: 3,4 milhões. A Europa - o continente inteiro - comprou 2,3 milhões.


Os dados são da Agência Internacional de Energia (#IEA).


Os Estados Unidos ficaram muito atrás da China e da Europa nessa parada. Os americanos adquiriram apenas cerca de 670 mil mil carros elétricos no ano passado.


O Brasil pesa pouco ou nada nessas estatísticas, porque este é um país em que os carros elétricos ainda são um luxo que poucos podem pagar.


Num levantamento recente do site InsideEVs, os preços desses carros por aqui este ano variaram entre 160 mil reais e 1 milhão. O mais barato de todos, aliás, foi um carro chinês, o Chery Arrizo 5e. O mais caro, um alemão: o Porsche Taycan Turbo S.


Dos 39 modelos à venda no Brasil, apenas 4 ficaram abaixo de 200 mil reais, todos eles de marca chinesa.


Heróis por nos livrar dos combustíveis fósseis e seus gases de efeito estufa, os carros elétricos foram muito mais falados do que comprados nas duas primeiras décadas deste século.


Só em 2017 venceram a barreira de 1 milhão de carros elétricos vendidos num único ano no mundo inteiro.


De lá para cá, no entanto, parecem ter entrado em outro ritmo e finalmente começam a ocupar as ruas. A fatia desses carros hoje em dia já beira os 9% do mercado internacional (foi de 8,57% no ano passado).


Segundo a IEA, hoje rodam no mundo 16 milhões de carros elétricos. Infelizmente, todas emissões de CO2 que eles evitaram em 2021 foram neutralizadas por vendas de SUVs, que em 98% dos casos são movidos a motores a combustão.



Veja mais: A China está perto de fazer os melhores carros do mundo