• Sandra Carvalho

Que tal fugir do trânsito num táxi voador?

O Volocopter é uma criação alemã para o trânsito congestionado das cidades.


Volocopter: endossado pela Daimler | Foto: Volocopter

Os alemães bolaram uma solução para o trânsito saturado das grandes cidades: um táxi voador chamado Volocopter. Mais um delírio de startup? Bem, o Volocopter tem um endosso poderoso na indústria automobilística alemã: o do grupo Daimler.


A Daimler investiu no Volocopter esta semana, numa rodada que levantou 30 milhões de dólares, mas a startup tem alguns anos de estrada. Em 2011, já estava testando seus primeiros protótipos.


O 2X tem velocidade de cruzeiro de 70 km por hora. Leva dois passageiros e levanta voo com no máximo 450 quilos. Usa bateria de íon-lítio. Pode voar autonomamente ou ser operado por joystick.


No final do ano, a startup deve testar em Dubai um Volocopter autônomo, com espaço para cinco passageiros. Pelo menos essa é a promessa. A cidade quer chegar a 2030 com 25% dos meios de transporte autônomos.


Em 2018, se tudo der certo, o Volocopter estará no mercado, para quem quiser comprar.


Uma missão propalada pela Volocopter é mais que ambiciosa: realizar o sonho de todas as pessoas de voar. Parece uma indicação de um transporte mais popular, mas não é, ou pelo menos ainda não é.


Hoje, em desenvolvimento, o Volocopter se assemelha mais ao caríssimo transporte de executivos por helicópteros. Se serviços de táxi aéreo com o Volocopter se massificarem, será outra história, é claro.


O Volocopter fica na categoria de veículos de decolagem e aterrissagem verticais, a mesma dos helicópteros - VTOL, na sigla em inglês. É um e-VTOL, porque é movido por eletricidade.


O QG da startup fica numa pequena cidade do interior da Alemanha, Bruchsal.


É lá que tocam a empresa executivos tarimbados - não há entre eles e nem entre os fundadores garotões de 20 anos. O presidente, Florian Reuter, veio da Siemens. O CTO, Jan-Hendrik Boelens, da Airbus.


Os dois fundadores, Alexander Zosel e Stephan Wolf, que criaram o conceito do Volocopter em 2011, são dois engenheiros com décadas de experiência de trabalho.


#Alemanha #CarrosVoadores #Daimler #Startups #Táxis #Transportes #Veículos #VTOL