• Sandra Carvalho

Quer óculos inteligentes para acabar com as distrações?

O Auctify Specs promete foco no trabalho garantido por inteligência artificial.


Auctify Specs
Auctify Specs: câmera embutida é movida a aprendizado de máquina | Foto: Auctify

Os óculos inteligentes Auctify Specs estrearam ontem como o melhor amigo da produtividade, com poder de fulminar qualquer tentativa de procrastinação. Uma espécie de babá digital para adultos, no trabalho ou tarefas de desenvolvimento pessoal.


É o primeiro filhote de uma startup canadense de Toronto, a Auctify, criada dois anos atrás. O Specs parece óculos comuns, com a diferença que tem câmeras embutidas anabolizadas por inteligência artificial e aprendizado de máquina.


Registra tudo o que a pessoa faz e quando ela se distrai um minuto no Facebook, pronto: dá o toque, com som, para deixar a distração do lado.


Segundo a startup Auctify, os óculos usam biossensores e visão computacional para rastrear as atividades de seus usuários, dando dicas de como melhorar produtividade e o foco. O progresso pode ser acompanhado por um app em celulares e notebooks.


App da Auctify
O app da Auctify: tem até frase inspiracional de Mark Zuckerberg | Foto: Auctify

Os óculos já estão em pré-venda no site Indiegogo. O próprio site calcula os preços em reais do Specs - 1.344 reais por 1 unidade, 5.107 reais por um pacote de quatro.


O Aucitify Specs recorre à psicologia positiva (aquela que não quer prestar tanta atenção a doenças mentais), para estimular seus usuários manter a produtividade em alta. Tem até sessão de treinamento de atenção plena.


Outro objetivo é estimular uma vida fisicamente ativa. De acordo com a Auctify, com os óculos é possível rastrear a quantidade diária de calorias queimadas com sensores de oximetria, acelerômetro e giroscópio.


Mais, ainda pouco explicado: os óculos permitiriam atender chamadas e ouvir música sem nada nos ouvidos.


Para os distraídos demais, pode parecer uma ajuda interessante. Para quem abomina qualquer tipo de vigilância, pode parecer pesadelo à vista.


Evidentemente, só se saberá se o Auctify Specs vai entregar o que promete quando estiver na mão e nos olhos de especialistas e consumidores. Por enquanto, veja o que diz o marketing da startup nesse vídeo:



Veja mais: 9 coisas que é preciso saber sobre vigilância social