• Sandra Carvalho

Quer dormir bem? Tome banho 90 minutos antes de ir para cama

Chuveiro quente ajuda o sono por estimular o sistema termorregulador do corpo.


Noite bem dormida: o banho quente ajuda | Foto: cc0 Tracey Hocking/Unsplash

A receita é de engenheiros biomédicos da Universidade de Texas (UT) em Austin: banho entre 1 e 2 horas antes de ir para cama, com a água entre 40 graus Celsius e 42,8 graus, melhora o sono de forma significativa.

A relação entre corpo aquecido por água e sono melhor já tinha sido estabelecida pela Medicina. A temperatura do corpo, assim como o sono e o despertar, são regulados, em ciclos de 24 horas, por um relógio circadiano localizado no hipotálamo do cérebro.

A temperatura do corpo chega a seu ponto mais baixo durante o sono, já caindo um pouco uma hora antes do horário usual de dormir. Quando volta a subir, funciona como um despertador biológico para o despertar.


Os pesquisadores da UT em Austin concluíram que a melhor hora de tomar um banho quente para o corpo começar a esfriar e atingir a melhor qualidade possível de sono são exatos 90 minutos antes de ir para a cama.

Por quê? Banhos de banheira e chuveiro quentes estimulam o sistema termorregulador do corpo, aumentando a circulação do sangue para a periferia do corpo, as mãos e os pés.


Desta forma, segundo os cientistas, ajudam a remoção do calor e o declínio da temperatura do corpo, essenciais para uma noite bem dormida.

O estudo foi publicado no jornal Sleep Medicine Reviews.

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