• Sandra Carvalho

Quer saber como será o Jaguar de 2040? Olhe esta foto

O carro será autônomo, mas poderá também ser pilotado nas horas de lazer.


O Jaguar FUTURE-TYPE é um carro-conceito pensado para 2040. Autônomo, mas preparado para ser pilotado eventualmente num final de semana. Com um volante esperto, movido a inteligência artificial. Compacto, para enfrentar o trânsito congestionado e estacionar com facilidade.


A Jaguar Land Rover imagina que os carros, no futuro, poderão ser on demand, como as bicicletas compartilhadas, o streaming de vídeo da Netflix ou as músicas do Spotify. Você pede um Jaguar, e aparece um carro com a bateria carregada, pronto para você usar.


Jaguar nunca será para todos, é claro, nem em projeções de futuro, já que se trata de carros de luxo bem caros. O compartilhamento será entre membros de um clube Jaguar.


No centro dessas projeções de futuro da Jaguar está o volante inteligente, ativado por voz, capaz de realizar dezenas de tarefas - tocar música, reservar uma mesa num restaurante e por aí afora.


Volante do futuro: movido a inteligência artificial | Foto: Jaguar Land Rover

Esse volante está sendo chamado de Sayer pela Jaguar. É pessoal, fica com você na sua casa. O Sayer será exclusivo do clube Jaguar. O clube prevê tanto a propriedade individual de um carro quanto um esquema de compartilhamento.


"O FUTURE-TYPE oferece um insight do potencial de dirigir e de possuir um carro no futuro", diz Ian Callun, diretor de design da Jaguar, num comunicado da empresa. "É parte da nossa visão de como uma marca de carro de luxo pode continuar a ser desejada numa era mais digital e mais autônoma."


#CarrosAutônomos #Futuro #IA #Jaguar #Previsões