• Sandra Carvalho

Quer saber quem mais polui o mundo com plástico?

Em primeiro lugar está a Coca-Cola, segundo a fundação Changing Markets.


Lixo de plástico: problema universal | Foto: cc0 G. J. Witby/Pixabay

Os 10 maiores poluidores de plástico do globo são empresas de produtos de consumo, que deixam o rastro de suas embalagens onde quer que estejam.


Das 10, seis são companhias americanas: Coca-Cola, Colgate-Palmolive, Mars, Mondelēz, Pepsico e P&G. Uma é francesa (Danone), outra é suíça (Nestlé), uma ítalo-holandesa (Perfetti Van Melle) e outra anglo-holandesa (Unilever).


A seleção das empresas poluidoras é da fundação europeia Changing Markets, fundada em Utrecht, nos Países Baixos, e atualmente baseada em Londres, na Inglaterra. Ela está no relatório Talking Trash, que a fundação acaba de liberar.


Das 10 empresas mais poluidoras, diz a fundação, duas aparentemente não estão nem aí para os problemas do meio ambiente: Mondelēz e Perfetti Van Melle. Nenhuma das duas fornece sequer as informações básicas sobre a quantidade de plástico usada em suas embalagens.


As outras oito empresas têm níveis de compromisso com o meio ambiente que variam bastante. Segundo a Changing Markets, Unilever, Coca-Cola e Danone se destacam mais, mas ainda não respondem à altura da crise da poluição de plástico que o mundo vive.


Confira no gráfico o quanto essas oito empresas jogam de embalagens de plástico todos os anos no planeta:



Veja mais: Roupas sintéticas viraram um problemão para o mar e para a terra


#CocaCola #Pepsico #Nestlé #Embalagens