Quer ser pai? Não deixe para depois dos 50

A partir dessa idade, a qualidade do esperma cai de forma significativa.


Paternidade: a qualidade do esperma cai com a idade | cc0 Szilvia Basso/Unsplash

O relógio biológico das mulheres praticamente todo mundo conhece. Dos homens, bem menos. Mas a idade também conta para eles. Com 51 anos de idade, a qualidade do esperma está longe de ser o que era antes.

Já se sabia que a fertilidade masculina cai com a idade e que há mais abortos espontâneos nos casos de gravidez com pais mais velhos. Agora se sabe também que a idade limita as chances de quem faz tratamentos médicos avançados para engravidar.

Médicos do Centro de Reprodução e Saúde Genética de Londres (CRGH, em inglês) estudaram os dados de 4271 homens envolvidos em 4833 ciclos de fertilização in vitro e concluíram que a taxa de sucesso cai de forma significativa a partir dos 51 anos.

A análise mostrou que apenas 42% dos homens acima dos 51 anos alcançam o padrão de sêmen estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), contra 61% dos homens abaixo dos 51 anos.

Nas taxas de sucesso de tentativas de gravidez por fertilização in vitro, a idade dos homens também pesou. Para homens com menos de 35 anos , a taxa registrada foi de 50%. Acima dos 51 anos, não passou de 30,5%.


E a idade da mãe?

A idade materna também também influencia bastante nas tentativas de gravidez, é claro, e bem mais cedo do que acontece com os homens. Para as mulheres de até 35 anos, a taxa de sucesso no estudo do CRGH chegou a 51%. Acima dos 40 anos, ficou perto de 22%.

Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, o declínio da fertilidade nas mulheres começa aproximadamente aos 32 anos de idade, e se acelera rapidamente depois dos 37 anos. Em reprodução assistida, o declínio começa ligeiramente depois, aos 35 anos.

Quando chega a menopausa, em média aos 51 anos, a fertilidade feminina acaba definitivamente. Com os homens, esse momento fatal não existe. Mas, conforme o tempo passa, eles têm de conviver com a possibilidade de uma contagem menor de esperma e também com danos de DNA em suas células.

#Esperma #Gravidez #Homens #Medicina #OMS #ReproduçãoHumana