• Sandra Carvalho

Quer ver raios de perto? Vá para Rio Branco

Os raios atingem 300 pessoas por ano no país, matando cerca de 100.


Raios: 300 pessoas atingidas por ano no Brasil | Crédito da foto: Marcos Ozanan/Jornal A Plateia/Fotos Públicas

O que não falta no Brasil são raios - a média é de 77,8 milhões por ano nos últimos seis anos. Pensava-se, até pouco tempo atrás, que eles não passavam de 55 milhões.


Com o uso de uma nova rede de dados, BrasilDATDataset, os raios puderam ser estimados com mais precisão pelo INPE. De acordo com a reavaliação, o pior ano para raios foi 2012, quando eles chegaram a 94,3 milhões, estimulados pelo evento La Niña.


Entender o fenômeno é fundamental, inclusive para salvar vidas.


Na média, os raios atingem 300 pessoas por ano no país, matando cerca de 100. No ano passado, foram cerca de 70 vítimas fatais, um número bem abaixo da média histórica, mas muito acima do aceitável.


Sabe quantas pessoas morrem por ano na Áustria por causa de raios? Nenhuma. No Reino Unido? Nenhuma, segundo as estatísticas mais recentes.


No geral, quanto mais pobre um país, mais mortes por raios. Quanto mais rural, idem. Cidades costumam oferecer maior proteção.


Os raios também prejudicam demais as redes de energia elétrica, derrubando a transmissão de energia (70% das quedas são por causa deles) e de distribuição também (40% dos casos, segundo o INPE).


Rio Branco é de longe a capital brasileira que mais atrai raios, seguida de Palmas, Manaus, São Luís, Belém e São Paulo. Veja o gráfico da densidade dos raios feito com os números do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE.


A reavaliação dos raios mostrou um cenário muito diferente para a região Norte. Os dados, anteriormente, estavam subestimados.


A região é a líder em densidade de raios no país, como se pode conferir no gráfico.


No site do INPE é possível acompanhar a ocorrência dos raios em tempo real em um mapa com dados de satélite. Com a nova rede de dados, o instituto já pode detectar com mais precisão inclusive o impacto da mudança de clima sobre os raios no país.


#Brasil #INPE #Raios #RioBranco #SãoPaulo