• Sandra Carvalho

Quer viver mais? Segura pizza, sorvete, nuggets...

Quem come muitos alimentos ultraprocessados corre mais risco de doenças do coração.


Com junk food sempre na mesa, as doenças do coração disparam | Foto: cc0 Wesual/Unsplash

O perigo mora nos alimentos ultraprocessados - a comida industrializada, feita com muitos ingredientes, submetida a vários processos químicos, com muito mais gordura, açúcar, sal e carga calórica que os outros alimentos.


Quem come muitos alimentos ultraprocessados corre mais risco de doenças do coração.

O alerta vem de epidemiologistas do projeto online francês NutriNet-Santé, que examinaram dados de 105 mil pessoas por cinco anos, pesquisando 3.300 alimentos.


Entre as pessoas que consumiam muita comida ultraprocessada, a taxa de doenças cardiovasculares foi de 277 por 100 mil. Entre as que comiam poucos alimentos ultraprocessados, a taxa foi de 242 por 100 mil.

Entre os ultraprocessados estão as pizzas prontas para esquentar, nuggets de frango, carnes industrializadas como linguiça e hambúrguer, lasanha congelada, sopa instantânea, bolo, sorvete, barra de chocolate, cereal para o café da manhã...

Boa parte desses alimentos leva o rótulo de junk-food, por razões óbvias. Por que, então, eles são um sucesso comercial indiscutível? Paladar que agrada multidões, conveniência e preços acessíveis.

#Alimentos #AlimentosUltraprocessados #DoençasDoCoração #JunkFood #Pizza