• Sandra Carvalho

Refugiados já chegam a 22,5 milhões, metade com menos de 18 anos

A Turquia é o país que mais recebe refugiados no mundo, seguida do Paquistão e do Irã.


Crianças refugiadas: minoria ínfima consegue se realocar oficialmente | Foto: Dave Mark/Pixabay

O número de pessoas que é obrigada a fugir de onde mora não para de crescer. A ONU calcula que 28,3 mil deixem suas casas por dia, por conflitos ou perseguições.


No total, há hoje 65,6 milhões de pessoas que foram forçosamente deslocadas - 22,5 milhões se tornaram refugiadas. Os dados são da UNHCR, Agência para Refugiados da ONU, atualizados em junho.


Apesar de as tentativas de imigração para a Europa chamarem mais a atenção, a maioria das pessoas deslocadas fica nos países em desenvolvimento - 84%, de acordo com as informações da ONU.


Alguns refugiados acabam voltando para seu país de origem. 552 mil fizeram esse percurso no ano passado, a maioria de afegãos.


Quem mais recebe refugiados no mundo é a Turquia, há três anos consecutivos. O país hospeda 2, 9 milhões de refugiados. O Paquistão fica com 1,4 milhões, e o Irã com perto de um milhão.


Considerando o tamanho da população, o Líbano é o país que mais tem refugiados, proporcionalmente. Há um refugiado para cada seis libaneses. Na Turquia, a proporção é de 1 para 28.


Apenas uma minoria ínfima dos refugiados consegue se realocar oficialmente em novos países. Confira no infográfico.



#Líbano #ONU #Refugiados #Turquia #UNHCR