• Sandra Carvalho

Relógio inteligente vai monitorar até quando você escova os dentes

Qualquer atividade nova poderá ser detectada automaticamente pelo relógio.


Relógio: preparado para qualquer atividade nova | Foto: Hristijan Gjoreski/Universidade de Sussex

O algoritmo está na mão: já é possível monitorar com um relógio inteligente absolutamente tudo o que uma pessoa faz, sem programar antes nenhuma atividade em especial.


Hoje os relógios inteligentes já monitoram um número variado de atividades previamente previstas, principalmente na área de fitness e saúde.


Com o novo algoritmo, os relógios inteligentes poderão detectar atividades novas por conta própria, graças a aprendizado de máquina.


Escovou o dente? Fez uma salada? O algoritmo vai registrar em tempo real. Atividades sedentárias, como ficar sentado ou deitado, também podem ser monitoradas.


Trata-se de uma criação de cientistas da Universidade de Sussex, na Inglaterra. "Os sistemas de reconhecimento atuais normalmente falham porque são limitados a reconhecer um conjunto predefinido de atividades, mas as atividades humanas não são limitadas e mudam com o tempo", observou Hristijan Gjoreski, um dos cientistas por trás do algoritmo, num comunicado da universidade.


"Os relógios inteligentes no futuro serão capazes de analisar melhor e entender nossas atividades descobrindo automaticamente quando fazemos coisas novas", comentou Daniel Roggen, outro cientista envolvido com o novo algoritmo. "Este novo método de descobrir atividades vai descrever a vida humana diária de uma maneira mais acurada e muito mais rica."


O trabalho será apresentado no Festival Britânico de Ciência na quarta-feira.


#IA #RelógiosInteligentes #UniversidadedeSussex #Wearables