- Sandra Carvalho
Risco de pegar Covid depende pouco de idade
É a conclusão de cientistas japoneses da Universidade de Hokkaido.

A probabilidade de alguém ser contagiado pelo novo coronavírus independe em grande parte de sua idade. Para pessoas mais velhas ou mais novas, o risco ser contagiado pelo SARS-CoV-2 é bem próximo.
A tese é de cientistas da Universidade de Hokkaido, de Saporo, no Japão, e se baseou em dados de doentes com Covid-19 na Itália, na Espanha e no próprio Japão.
Se a idade interfere pouco na probabilidade de contrair o SARS-CoV-2, interfere bastante no desenvolvimento de sintomas, na progressão da doença e nas taxas de mortalidade. Nessas questões, quanto mais idosas as pessoas forem, pior.
O estudo foi publicado no jornal Scientific Reports.
Em maio de 2020, a taxa de mortalidade (número de mortes por 100.000) era de 382,3 na Itália, 507,2 na Espanha e 13,2 no Japão. Apesar dessa disparidade nas taxas de mortalidade, a distribuição das mortes pelas faixas etárias foi similar nos três países.

Nos três, as mortes foram absolutamente mínimas no caso de crianças e adolescentes. Começam a se impor a partir dos 30 anos de idade, mas ainda em números bem baixos, para dar um salto a partir dos 60 anos e disparar após os 70.
Os cientistas disseram que não podem refutar inteiramente o peso de idade na susceptibilidade à doença, mas que sua pesquisa mostra que ser contagiado é independente em grande parte da idade.
Veja mais: Coronavírus: os piores lugares para sentar numa sala