• Sandra Carvalho

Sabe por que os coalas lambem as árvores?

Para beber água. Os australianos acabam de descobrir.


Coala fêma no Parque Regional You Yangs, Vitória : flagrante | Foto: Echidna Walkabout e Koala Clancy Foundation

Aparentemente, os coalas são tão fofos quanto desconhecidos. Cientistas da Universidade de Sydney (USYD) e cientistas-cidadãos australianos acabam de documentar pela primeira vez os animais lambendo troncos e galhos de árvore durante a chuva para beber água.


Por muito tempo, se pensou que os coalas não precisavam beber muita água porque as folhas de eucalipto que eles comem supririam a maior parte de suas necessidades.


Em média, cada coala consome 510 gramas de folhas por dia, o que daria para resolver 75% de suas necessidades de água no verão e no inverno. Comparados com outros mamíferos de tamanho similar, os coalas têm uma perda respiratória e cutânea de água muito menor.


Mas, observando os animais lambendo árvores na chuva, se constatou que eles precisam, sim, de fontes adicionais de água.


Coala macho numa tempestade em Liverpool Plains, Nova Gales do Sul | Foto: George Madani e Lachlan Hall

Claro que os australianos já tinham visto os coalas beber água. Em verões tórridos, como esse último verão australiano, os animais se aproximam dos humanos procurando água em jardins, piscinas, fontes de água e até garrafas de água.


Mas esse comportamento sempre foi atribuído ao calor excessivo, quando a temperatura ultrapassa os 40 graus Celsius.


Coalas em cativeiro também bebem água, mas isso era interpretado como sinal de doença ou de stress por muito calor.


Como se explica que os australianos não tivessem percebido até agora que os coalas bebem água da chuva lambendo as árvores?


"Coalas são animais noturnos e a observação de seu comportamento raramente acontece sob chuva pesada" notou Valentina Mella, professora de Ciências da Vida e Meio Ambiente da Universidade de Sydney, uma das autoras do estudo sobre os hábitos dos animais.


A pesquisa concluiu que lamber troncos e galhos de árvores para beber água da chuva representa um comportamento natural dos coalas, não algo restrito apenas aos dias de maior calor.


O estudo foi publicado no jornal Ethology.


Coala fêmea no Parque Regional You Yangs, Vitória | Foto: Echidna Walkabout e Koala Clancy Foundation

Veja mais: Os coalas estão pedindo água na Austrália


#Austrália #CientistasCidadãos #Coalas #USYD