• Sandra Carvalho

Sabe por que os obesos penam mais com coronavírus?

Cientistas da Unicamp acham que podem ter a resposta.


Obesidade: possibilidade de maior carga viral nas células de gordura | Foto: cc0 Allgo App/ Unsplash

O novo coronavírus pode infectar as células de gordura das pessoas e ficar armazenado ali. Os obesos, que têm maior quantidade dessas células, e em tamanho maior, poderiam por isso sofrer um impacto maior do vírus.


Essa é uma explicação possível para a tendência de os obesos com Covid-19 evoluírem para a forma grave da doença, segundo estudo ainda não publicado do Instituto de Biologia da Unicamp.


"Nossa hipótese é a de que o tecido adiposo serviria como um reservatório para o SARS-CoV-2", observou Marcelo Nori, coordenador da pesquisa, para a Agência Fapesp. "No entanto, ainda precisamos confirmar se, após a replicação, o vírus consegue sair da célula de gordura viável para infectar outras células."


Os testes com células de gordura estão sendo feitos in vitro. Nessas condições, segundo o estudo, o novo coronavírus infecta melhor as células de gordura do que células epiteliais do intestino ou pulmão.


Quanto mais velha a célula, mais o vírus predomina. Os pesquisadores envelheceram artificialmente células como radiação ultravioleta, e nelas a carga viral se mostrou três vezes maior do que em células jovens.


#Biologia #Coronavírus #Covid19 #Epidemias #Gordura #Infecções #Obesidade #Unicamp #Vírus